Governo da Bahia convoca mais de 5 mil professores aprovados em processo seletivo Reda

professor2

 

 

  • Educar para Transformar – um Pacto pela Educação

Eixo 2 – Fortalecimento da Educação Básica na Rede Estadual

Para cumprir a 2ª meta do programa, de todas as crianças e todos os jovens na escola, com desempenho adequado a sua série e com sucesso na sua trajetória escolar, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia desenvolve vários projetos e ações estruturantes. Uma delas é garantir professores nas salas de aula.

 

  • RESULTADO até o momento do processo seletivo Reda para professores.

– A seleção foi realizada no dia 26/06/2015. A Secretaria da Educação já convocou mais de 4 mil professores. A previsão é a de convocar todos os aprovados ainda em 2015. A seleção foi para 6.145 professores, sendo 4.616 vagas para Educação Básica, 1.282 vagas para Educação Profissional e 247 vagas para Educação Indígena.

Governo da Bahia convoca mais de 5 mil professores aprovados em processo seletivo Reda  

O Governo da Bahia publicou no Diário Oficial, desta terça-feira (10), uma nova relação de professores convocados no Processo Seletivo Simplificado pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Até agora, a Secretaria da Educação do Estado já convocou 5.375 professores que fizeram a seleção, em junho deste ano, para o preenchimento de 6.145 vagas destinadas à Educação Básica, Educação Profissional e Educação Indígena, na capital e interior. A ação visa cumprir a segunda meta do programa Educar para Transforma que busca garantir que todas as crianças e jovens tenham desempenho adequado às suas séries e sucesso na trajetória escolar, com professores nas salas de aula.

De acordo com superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Ana Catapano, esse processo seletivo veio fortalecer, ainda mais, a educação pública, pois, trouxe vantagens tanto para o professor, quanto para o estudante. Ela destacou algumas vantagens que os professores convocados terão, pois irão fazer parte do sistema integrado de recursos humanos do Estado. Uma destas vantagens é o pagamento previsto em tabela publicada pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz).

“Além disso, os novos docentes poderão optar pelo plano de saúde do Estado da Bahia, o Planserv, e terão direito a 13º salário e férias após um ano de trabalho. Os alunos terão um ensino de melhor qualidade, pois, os professores passaram por uma seleção para ingressar no Estado e isso leva a uma melhor qualidade no ensino”, destaca Ana Catapano.

A superintendente também lembra que as convocações poderão ocorrer até a validade do processo seletivo que é de um ano, prorrogável para mais um ano. Ressalta, ainda, que alguns professores convocados não assumiram e isso leva a novas convocações, que poderão ocorrer até a validade do processo seletivo. “A cada convocação o professor tem um prazo de dez dias para assumir. Sempre quando a gente convoca e o professor não assume é feita uma nova convocação para chegar ao número de vagas que foram disponibilizadas”, conclui.

Do total de 6.145 vagas para esta seleção Reda, 4.616 são para a Educação Básica, 1.282 para a Educação Profissional e 247 para a Educação Indígena. Vale destacar, que 30% das vagas foram reservadas aos candidatos negros e 5% às pessoas com deficiência.