Secretaria da Educação do Estado realiza domingo prova que habilita candidatos a eleição de diretor escolar

Nre 14

Mais de sete mil candidatos a dirigentes escolares da rede estadual fazem, no domingo (15), a prova de certificação que habilita professores e coordenadores pedagógicos à gestão escolar. A certificação é a primeira etapa no processo de eleição de dirigentes escolares que acontece no dia 10/12, em todas as 1.369 escolas da rede estadual. A prova de certificação é uma exigência legal, estabelecida pelo Estatuto do Magistério do Estado da Bahia, como forma de avaliar os conhecimentos do candidato sobre a função que está pleiteando. A prova será às 14h, do domingo, no município escolhido pelo candidato. Os locais das provas estão disponíveis no site da Cespe (www.cespe.unb.br).

Além de avaliar, a certificação qualifica o candidato para a função de gestor escolar. “Esse processo nos possibilita ver o perfil do nosso candidato a gestor, de como está sua base teórica para a prática após a eleição”, destacou José Sérgio Carvalho, superintendente de Gestão da Informação Educacional da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Inscritos – O número de inscritos no processo de certificação teve um aumento de 40%, superando a eleição anterior para dirigente escolar. “Fizemos uma previsão de sete mil participantes, tivemos, no total, 7.700 inscritos, mostrando que temos um contingente da rede estadual bastante interessado e disposto a enfrentar esse desafio importante que é gerir uma unidade escolar”, declarou José Sérgio Carvalho.

A professora Lucília Coimbra, de Língua Portuguesa, do Colégio Estadual Henrique Leite, em Salvador, fez questão de participar da certificação. “É uma prova que testa os conhecimentos em relação aos diversos assuntos que um profissional da educação deve saber para reger uma unidade escolar. Se eu for classificada, estarei habilitada para assumir um cargo de extrema importância para a educação pública do Estado”, acrescentou.

Governo da Bahia convoca mais de 5 mil professores aprovados em processo seletivo Reda

professor2

 

 

  • Educar para Transformar – um Pacto pela Educação

Eixo 2 – Fortalecimento da Educação Básica na Rede Estadual

Para cumprir a 2ª meta do programa, de todas as crianças e todos os jovens na escola, com desempenho adequado a sua série e com sucesso na sua trajetória escolar, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia desenvolve vários projetos e ações estruturantes. Uma delas é garantir professores nas salas de aula.

 

  • RESULTADO até o momento do processo seletivo Reda para professores.

– A seleção foi realizada no dia 26/06/2015. A Secretaria da Educação já convocou mais de 4 mil professores. A previsão é a de convocar todos os aprovados ainda em 2015. A seleção foi para 6.145 professores, sendo 4.616 vagas para Educação Básica, 1.282 vagas para Educação Profissional e 247 vagas para Educação Indígena.

Governo da Bahia convoca mais de 5 mil professores aprovados em processo seletivo Reda  

O Governo da Bahia publicou no Diário Oficial, desta terça-feira (10), uma nova relação de professores convocados no Processo Seletivo Simplificado pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Até agora, a Secretaria da Educação do Estado já convocou 5.375 professores que fizeram a seleção, em junho deste ano, para o preenchimento de 6.145 vagas destinadas à Educação Básica, Educação Profissional e Educação Indígena, na capital e interior. A ação visa cumprir a segunda meta do programa Educar para Transforma que busca garantir que todas as crianças e jovens tenham desempenho adequado às suas séries e sucesso na trajetória escolar, com professores nas salas de aula.

De acordo com superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Ana Catapano, esse processo seletivo veio fortalecer, ainda mais, a educação pública, pois, trouxe vantagens tanto para o professor, quanto para o estudante. Ela destacou algumas vantagens que os professores convocados terão, pois irão fazer parte do sistema integrado de recursos humanos do Estado. Uma destas vantagens é o pagamento previsto em tabela publicada pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz).

“Além disso, os novos docentes poderão optar pelo plano de saúde do Estado da Bahia, o Planserv, e terão direito a 13º salário e férias após um ano de trabalho. Os alunos terão um ensino de melhor qualidade, pois, os professores passaram por uma seleção para ingressar no Estado e isso leva a uma melhor qualidade no ensino”, destaca Ana Catapano.

A superintendente também lembra que as convocações poderão ocorrer até a validade do processo seletivo que é de um ano, prorrogável para mais um ano. Ressalta, ainda, que alguns professores convocados não assumiram e isso leva a novas convocações, que poderão ocorrer até a validade do processo seletivo. “A cada convocação o professor tem um prazo de dez dias para assumir. Sempre quando a gente convoca e o professor não assume é feita uma nova convocação para chegar ao número de vagas que foram disponibilizadas”, conclui.

Do total de 6.145 vagas para esta seleção Reda, 4.616 são para a Educação Básica, 1.282 para a Educação Profissional e 247 para a Educação Indígena. Vale destacar, que 30% das vagas foram reservadas aos candidatos negros e 5% às pessoas com deficiência.

Gestores dos Núcleos Regionais de Educação discutem eleição para dirigentes escolares

dirigentes1

 

As eleições para dirigentes escolares, no dia 10 de dezembro, deverão envolver mais de 2 milhões de pessoas, entre estudantes, professores, gestores e as famílias. Para um maior alinhamento sobre o processo eleitoral, desencadeado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, gestores dos 27 Núcleos Regionais de Educação (NRE) participaram, nesta sexta-feira (6), de um encontro com o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, na sede da Secretaria, no Centro Administrativo (CAB), em Salvador.

“Estamos mobilizando a comunidade escolar para que o dia 10 de dezembro seja uma verdadeira festa da democracia e de conscientização em defesa da escola e do processo ensino-aprendizagem”, afirmou o secretário Osvaldo Barreto, ressaltando a importância da valorização dos líderes de classe nesse processo eleitoral, tanto para mobilizar os familiares, como para discutir com os colegas o plano de gestão proposto pelos professores candidatos ao cargo de direção da escola.

“Este processo democrático é um sonho de muitos anos realizado. Tenho 33 anos como professora e, agora, a democracia realmente chegou às escolas da rede pública estadual. Olhe que coisa maravilhosa: os alunos escolhendo o seu gestor! O fazer pedagógico, certamente, será trabalhado com mais consciência e responsabilidade”, acredita a diretora do Núcleo Regional Estadual  de Itapetinga ( NRE 8), Maria Genira Ramos.

dirigentes2

 

 

dirigentes3

Governo amplia a participação dos estudantes e da família na eleição para dirigentes das escolas estaduais

Mais de dois milhões de pessoas estão aptas para escolher os dirigentes das escolas da rede estadual. O novo decreto divulgado pelo Governo da Bahia amplia a participação dos estudantes e da família no processo eleitoral, programado para acontecer no dia 10 de dezembro, simultaneamente, em todas as 1.369 escolas estaduais.

“O Decreto Nº 16.385, de 26 de outubro de 2015, fortalece o processo da democracia participativa nas escolas da rede estadual”, afirma o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, convocando a sociedade para participar do processo eleitoral, tendo em vista que “todas as pesquisas indicam que a boa gestão e a participação das famílias são elementos fundamentais para a melhoria da educação”.

Os principais destaques do atual processo seletivo são a questão da valorização da experiência do gestor e a busca da maior participação da comunidade escolar e da família dos alunos. De acordo com José Sérgio Carvalho, superintendente de Gestão da Informação Educacional da Secretaria da Educação o gestor da unidade escolar poderá se candidatar independente de quantos mandatos tenha exercido.

“Desta forma, o Governo da Bahia está valorizando a experiência do professor que já está á frente da unidade escolar há algum tempo. Além disso, ampliamos o quórum de participação dos estudantes e professores, de 30% para 50%, e demos um peso maior à participação dos alunos no pleito eleitoral, cujo voto terá peso de 40%”, explica.

Podem participar da eleição, professores, coordenadores pedagógicos, servidores públicos em exercício na unidade escolar, estudantes a partir de 12 anos de idade com frequência regular e pais ou responsáveis.

Mais família

A participação da família no processo eleitoral também ganha força nas eleições deste ano, sobretudo com a atuação do Colegiado Escolar, conselho formado pelo gestor, professores, funcionários, estudantes, pais, mães ou responsáveis pelos estudantes, que se reúnem mensalmente para colaborar com a melhoria da escola. “O Colegiado Escolar está ativo nesse processo de eleição do diretor, nós já estamos trabalhando ao longo do ano por meio do programa Educar para Transformar que busca a maior inserção da família na escola”, informa, o superintendente.

Processo eleitoral

Podem se candidatar no processo eleitoral, professores ou coordenadores pedagógicos, com formação superior com licenciatura plena que atendam aos requisitos estabelecidos no Decreto. A organização do processo eleitoral acontecerá no mês de novembro e as eleições no dia 10 de dezembro. “As eleições acontecerão em um único dia. Isso é um fator que facilita e possibilita a mobilização, uma vez que toda rede estará se dirigindo um único dia para a escola. Estamos chamando de o dia da participação e da democracia na escola”, concluiu José Sérgio Carvalho.

Atenção escritores do Território Piemonte do Paraguaçu

Estão abertas as inscrições para a seleção de mais de 21 obras de literatura infantil de autores baianos. Os livros serão distribuídos nas escolas públicas das redes municipais e estaduais de ensino da Bahia e serão utilizadas na alfabetização das crianças. Qualquer pessoa física natural da Bahia ou radicado nesse Estado, há pelo menos cinco anos, pode participar.

Informações: http://bit.ly/EditalLiteraturaInfantil

IMG-20151021-WA0012

Aulões ENEM via Web

enem1

 

Os alunos da rede estadual de ensino têm a opção de estudar via Web. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia disponibiliza 3.451 conteúdos educacionais digitais. São games, vídeos, jogos, dentre outros conteúdos educacionais pensados e elaborados por professores da rede estadual para dinamizar as aulas e disponibilizar novas ferramentas de acesso ao conhecimento.

As aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec) também estão servindo como conteúdo de reforço para estudantes. As aulas estão disponíveis no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) e podem ser assistidas, ainda, pela TV Assembleia (http://www.canalassembleia.ba.gov.br/)

O Enem 2015 será realizado em 1.714 cidades brasileiras, contando com 18,9 mil locais de provas. Serão 80 mil malotes, com 13,8 mil rotas de distribuição, e um total de 850 mil colaboradores envolvidos em todas as etapas do Exame.