Prêmio Educadores do Brasil reconhece projetos de gestores e professores da rede pública

O Prêmio Educadores do Brasil entra na reta final. Os professores e gestores das escolas estaduais têm até o dia 14 de setembro para participar dos prêmios Gestão Escolar e Professores do Brasil, promovidos pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e Ministério da Educação (MEC), respectivamente. Na Bahia, até o momento, já foram registrados 124 projetos de escolas e 101 de professores. As inscrições podem ser feitas diretamente no site www.educadoresdobrasil.org.br.

A coordenadora do prêmio na Bahia, Isabel Garcez, afirma que esse é um momento oportuno para incentivar os gestores e professores do Estado a participarem da premiação, afinal a educação é prioridade máxima do Governo. “O governador Rui Costa lançou o programa Educar para Transformar para melhorar a educação na Bahia, por meio de uma rede de parcerias entre o Estado, municípios, estudantes, educadores, famílias e as escolas”, explica, convocando as escolas a apresentarem as boas práticas

Para a professora Isabel Garcez, coordenadora do Prêmio Gestão Escolar na Secretaria da Educação do Estado da Bahia, as iniciativas são bem vindas também para a educação estadual. “Os prêmios estimulam o trabalho realizado pelos gestores e professores nas unidades escolares para melhoria da aprendizagem”, afirma.

A Paraíba aparece em destaque no País e em primeiro lugar no Nordeste na participação do Prêmio Educadores do Brasil: Gestão Escolar e Professores do Brasil 2015. Foram registradas, até o momento, 699 inscrições de professores e 191 de escolas. A Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da coordenação estadual dos prêmios informa que as inscrições continuam abertas até o dia 14 de setembro, por meio do endereço: www.educadoresdobrasil.org.br.  Os vencedores serão conhecidos até dezembro.

Na modalidade Professores do Brasil, a Paraíba apresenta até o momento 699 inscritos e em segundo lugar Sergipe com 422 participantes. Depois, aparecem Pernambuco (162), Ceará (146), Bahia (84), Rio Grande do Norte (44), Alagoas (34), Maranhão (28) e Piauí (24).

Já na modalidade Gestão Escolar, a Paraíba apresenta 191 inscritos. Depois vêm o Ceará (190), Rio Grande do Norte (134), Bahia (111), Pernambuco (109), Alagoas (101), Piauí (55), Maranhão (43) e Sergipe (26). Podem participar escolas de ensino regular da educação básica, das redes públicas

A coordenadora do prêmio na Paraíba, Ana Maria Costa, revela que este ano o número de inscritos superou os anos anteriores. “Isso mostra que estamos conseguindo valorizar o processo de autoavaliação dos gestores e professores, contribuindo assim com a qualidade do ensino”, disse.

Diretores e professores das escolas públicas, de todo o Brasil, podem participar da Iniciativa Educadores do Brasil, por meio dos prêmios Professores do Brasil, do Ministério da Educação, e Gestão Escolar, realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com instituições privadas e do terceiro setor. As inscrições serão abertas no dia 18 de junho (quinta-feira) e irão até 14 de setembro.

O Educadores do Brasil unificou duas iniciativas já existentes. O primeiro instituído em 2005, premia o professor que se destaca com mérito na melhoria da qualidade do ensino. O segundo, estimula e reconhece, desde 1999, boas práticas de gestão nas escolas públicas de educação básica.

Para a professora Isabel Garcez, coordenadora do Prêmio Gestão Escolar na Secretaria da Educação do Estado da Bahia, as iniciativas são bem vindas também para a educação estadual. “Os prêmios estimulam o trabalho realizado pelos gestores e professores nas unidades escolares para melhoria da aprendizagem”, afirma.

Para os Professores
Ao fazer a inscrição on-line, o professor produzirá um relato de experiência, evidenciando sua qualidade e resultados obtidos. Ao escrever sobre uma experiência vivida na sala de aula o participante desenvolve um exercício de reflexão sobre a própria prática, promovendo o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem.

Podem participar, enviando um relato do trabalho desenvolvido com uma turma de alunos, professores de escolas públicas da educação básica.

Para os Diretores
Ao fazer a inscrição on-line, o diretor tem acesso a um instrumento de autoavaliação dos processos de gestão e a um roteiro para o planejamento de um plano de ação – a ser construído com a comunidade escolar.

Podem participar escolas do ensino regular da educação básica, das redes públicas estaduais/distrital e municipais, representadas pelo diretor, que realizem o processo de autoavaliação.

Iniciativa Educadores do Brasil
A iniciativa foi estabelecida pelo MEC, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), visando ao avanço na qualificação do ensino. O foco é sobre a meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE) – valorização dos profissionais do magistério das redes públicas de educação básica – e na redefinição do papel do diretor a partir da disseminação de boas práticas de gestão.

Os Prêmios
Concebido em 1998 pelo Consed, o Prêmio Gestão Escolar contempla projetos inovadores e gestões competentes na educação básica do ensino público e conta, em sua trajetória, com a participação de cerca de 34 mil escolas de todas as regiões do país. Já o Professores do Brasil, criado pelo MEC em 2005, objetiva reconhecer, premiar e divulgar o mérito de docentes das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade.