Cerca de nove mil estudantes das Universidades Estaduais (Uneb, Uefs, Uesb e Uesc) têm até 31 de julho para atualizar os dados e confirmar as informações, que irão subsidiar o Governo do Estado na implantação da Política Estadual de Permanência Estudantil. Para confirmar os dados é preciso acessar o Portal da Educação: http://permanenciaestudantil.educacao.ba.gov.br/permanencia
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia já enviou cartas para os nove mil estudantes, cujos pais estão inscritos no Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), solicitando as informações que subsidiem a consolidação da Política Estadual de Permanência Estudantil. O propósito é assegurar a permanência na universidade e a conclusão do curso, dando o apoio necessário para transporte, alimentação e moradia dos alunos.
“Esta é a primeira etapa do processo de planejamento de elaboração da política: a confirmação dos dados pelos estudantes”, afirma o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, ressaltando que essa política é um compromisso do Governo com os estudantes universitários da Bahia.
O critério de identificação do estudante-alvo é o CadÚnico. Logo, aqueles que não receberem a carta e apresentam dificuldades para se manter, podem dirigir-se à prefeitura de sua cidade e solicitar o cadastro no CadÚnico. Os dados apresentados passarão por um processo de validação e comprovação futuras.
CadÚnico – O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é um instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no País. Sua base de informações pode ser usada pelos governos municipais, estaduais e federal, para obter o diagnóstico socioeconômico das famílias cadastradas.